As novas Galerias do Museum of Fine Arts de Boston
para a
 Arte da Antiga Grécia, Roma e o Império Bizantino

Estátua de Athena Parthenos, (a Deusa Virgem) Século II ou III d.C. Mármore do Monte Pentelikon, perto de Atenas. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, Fundo de Intercâmbio do Departamento Clássico. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Mosaico com Personificações de Prazer e Riqueza, Século VI d.C. “Tesserae” de pedra e vidro. Colecção Museum of Fine Arts, Boston. Oferta de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Relevo Arquitrave do Templo de Atena em Assos com uma cena de Herakles e Centauros (cerca de 540-525 a.C.). Andesite. Colecção Museum of Fine Arts, Boston. Oferta de Instituto de Arqueologia da América. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Estatueta de Eros usando a pele de leão de Herakles, da oficina dos Diphilos (final do século I a.C. - início do século I d.C.). Terracota. Colecção Museum of Fine Arts, Boston. Oferta de Henry Lillie Pierce Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Mantiklos "Apollo"(cerca de 700-675 a.C.). Bronze Colecção Bartlett, compra do Museum of Fine Arts, Boston com fundos da doação de Francis Bartlett de 1900. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Bailarina Sentada (final do século IV d.C.). Prata com pormenores dourados. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, Frederick Brown Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Sacerdotisa a queimar incenso (cerca de 125-130 d.C.). Mármore, da ilha grega de Paros. Colecção Bartlett, compra do Museum of Fine Arts, Boston com fundos da doação de Francis Bartlett de 1912. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Estátua de Herakles (cerca século I a.C. - século I d.C.). Bronze. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, Page Perkins Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Relevo em três lados com uma cena ("o Trono) (cerca de 460 a.C.). Mármore, da ilha grega de Thasos Colecção Lillie Pierce Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Taça de mistura (bell krater), apresentando com a morte de Aktaion e uma cena de perseguição do Pintor Pan (cerca de 470 a.C.). Cerâmica, com figuras a vermelho. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, compra com fundos doados por contribuição Julia Bradford Huntington James. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Ânfora apresentando Herakles a conduzir um touro para sacrificar o Pintor Andokides (cerca de 525-520 a.C.). Cerâmica, Figura Negra e Figura Vermelha. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, Lillie Pierce Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Cabeça de Afrodite, (cerca de 330-300 a.C.). Mármore Parian Colecção Bartlett, compra do Museum of Fine Arts, Boston com fundos da doação de Francis Bartlett de 1900. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

Busto de um Homem, (século I a.C.). Terracota Colecção compra do Museum of Fine Arts, Boston com fundos doados por contribuição. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Rhyton sob a Forma de um Cavalo Amazónico Sotades (cerca 440 a.C.). Cerâmica, figura vermelha. Colecção Harvard University-Boston Museum of Fine Arts Expedição. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Retrato Possivelmente de uma Imperatriz Fausta, 300/325. Mármore de Göktepe, Turquia (perto de Afrodisias). Colecção Museum of Fine Arts, Boston, William E. Nickerson Fund. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Medalhão com Busto de Zeus e Corrente, (final do século II d.C.). Prata. Colecção Museum of Fine Arts, Boston, Theodora Wilbour Fund em memória de Zoë Wilbour. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Solidus de Justiniano II com Busto de Cristo (692/695 d.C.). Ouro. Colecção Museum of Fine Arts, Boston. Oferta anónima em memória de Zoë Wilbour (1864-1885). Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Pequena Taça Esférica (pyxis) com Imagens de Cristo, Virgem e dois Arcanjos, (séculos VI a VII d.C.). Prata com pormenores dourados. Colecção Museum of Fine Arts, Boston. Oferta de George D. e Margo Behrakis em honra de John J. Herrmann, Jr., Curador de Arte Clássica, 1976-2004. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Tigela de Libertação, (mesomphaloshiale) (cerca de 625 a.C.). Ouro. Colecção Bartlett, compra do Museum of Fine Arts, Boston com fundos da doação de Francis Bartlett de 1912. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

O Museum of Fine Arts, Boston, apresentou a partir de 18 de Dezembro de 2021 a renovação de cinco galerias dedicadas à arte da antiga Grécia, de Roma e do Império Bizantino que mostram um novo olhar sobre as obras mais antigas das colecções deste Museu de Boston. 

As galerias são repletas de luz natural, os espaços recentemente renovados apresentam exposições inovadoras, experiências interactivas e digitais criadas em parceria com colaboradores locais e internacionais. De destacar, também, nestes espaços a representação de um templo grego antigo e de uma igreja bizantina. Cada um dos cerca de 550 objectos, (desde o início da arte grega, cerca de 950 a.C., da queda de Constantinopla no século XV, até aos dias de hoje) foram investigados, limpos e conservados antes de continuarem a ser exposto. Muitas das peças foram apresentadas nos primeiros tempos ou após um longo período fora de vista, incluindo o Altar de Monopoli recentemente conservado e uma escultura colossal de mármore de uma deusa sentada. As novas galerias fornecem narrativas, através de novas perspectivas sobre uma era que se produziu inspiração para a nossa própria sociedade moderna e examinaram as questões contemporâneas através da arte do passado, questões que se colocam sobre a comunidade, o papel da religião, e porque é que o mundo mítico é uma fonte duradoura de fascínio. 

Acerca dos novos espaços, Matthew Teitelbaum, director das galerias Ann e Graham Gund, disse: "Temos o prazer de abrir as nossas galerias após um período de quase dois anos, e partilhar novas perspectivas sobre muitos objectos, alguns exibidos pela primeira vez. O nosso desafio era dispor uma das grandes colecções de arte do mundo antigo, e criar um contexto para o conhecimento e apreciação entre o público de hoje. Podem-se admirar nestes ambientes desde peças colossais até às mais pequenas, que foram realizadas numa gama de materiais por artistas e artesãos de muitos países e culturas. Estas galerias estão repletas de reflexões sobre os conceitos fundadores da democracia, liderança cívica e comunidade religiosa. Estas peças contribuem para ligações directas entre a arte do passado e a arte contemporânea. É estimulante criar narrativas que respeitem o passado enquanto antecipam a forma como as ideias se relacionam com o futuro”.

A colecção de arte antiga grega e romana do museu de Boston é uma das melhores e mais completas do mundo. O grande projecto de renovação e reinstalação criou uma grande entrada para estas pesquisas, com três galerias a explorarem a mitologia grega e romana, a arte grega primitiva e o retrato romano. O espaço inclui também uma nova galeria dedicada à arte do Império Bizantino, a primeira do seu género na zona de Boston, e uma galeria para as instalações rotativas que exploram a forma como os artistas modernos e contemporâneos interagiram com a arte do passado. A instalação inaugural apresenta obras escultóricas do abstracionismo americano, através do artista Cy Twombly (1928-2011), cedidas pela Fundação Cy Twombly, e uma importante pintura do artista que é um presente prometido ao Museum of Fine Arts, Boston.

As novas instalações foram comissariadas por Christine Kondoleon, George D. e Margo Behrakis, Chair, Arte Antiga da Grécia e Roma; Phoebe Segal, Mary Bryce Comstock Curadoras da Arte Grega e Romana; e Laure Marest, Cornelius e Emily Vermeule Curadoras Assistentes da Arte Grega e Romana. 

O extenso trabalho de conservação foi realizado por Robert P. e Carol T. Henderson Chefes da Conservação de Objectos e Abigail Hykin conservador de objectos. As novas galerias foram desenhadas por Keith Crippen, Director de Design.

Os cinco novos espaços foram construídos com base na renovação transformadora de sete galerias clássicas adicionais desde 2009. 

As galerias estão organizadas por temas: Deuses e Deusas, Império Bizantino, Retrato Romano, Arte Antiga Grega e Arte dos séculos XX e XXI.

 

Deuses e Deusas

Esta secção é banhada por uma luz natural, e foi concebida para evocar a atmosfera de um antigo templo, apresentado aos visitantes.

"Deuses e Deusas" introduz os visitantes na arte grega e romana através de um dos seus temas mais importantes e populares: a mitologia. Concebida como uma actualização contemporânea sobre um antigo templo grego, exibe representações de deuses e deusas, como o monumental Juno do Museum of Fine Arts, Boston e objectos mais íntimos, como alfaias utilizadas para rituais religiosos, todos datados do século VI a.C. ao século III d.C. Para além destas peças, surgem obras de arte, que exploram as personalidades variadas dos deuses e reinos complexos, assim como práticas religiosas e mitos que eram tão centrais para as vidas e crenças das pessoas na Grécia e Roma antigas. 

A equipa do Museu de Boston trabalhou em colaboração com a empresa Black Math numa reconstrução digital de uma escultura de mármore de Athena Parthenos (século II ou III d.C.) exposta nesta galeria. Uma experiência da realidade aumentada disponível na aplicação gratuita do Museum of Fine Arts Mobile, que permite aos visitantes ver como os romanos antigos podem ter visto os deuses a cores. O processo, que envolveu análise científica e imagem multiespectral executada por conservadores, é mostrado num vídeo apresentado na galeria.

Império Bizantino

Esta galeria é a primeira do seu género em Boston. Apresenta a arte bizantina do reinado do Imperador Constantino no século IV d.C., através da queda de Constantinopla em 1453. Esta galeria está localizada entre as galerias de arte clássica e medieval europeia, o espaço e as quase 190 obras de arte que alberga reflectem a transição do paganismo para o cristianismo, o ponto onde o Oriente se encontrou com o Ocidente, e a passagem do politeísmo para o monoteísmo. Modelada na arquitectura das primeiras igrejas bizantinas, esta secção cria uma experiência emersiva que capta a estética e a espiritualidade do período, realçada por uma cúpula de tecto dourado.

O design desta galeria foi inspirado pela contribuição mais importante de Bizâncio para a arquitectura sagrada: igrejas centralmente planeadas com cúpulas douradas que evocam "o céu na terra", mais perfeitamente realizadas na igreja de Hagia Sofia em Constantinopla. O espaço também apresenta uma paisagem sonora de hinos litúrgicos, reflectindo o que poderia ser ouvido durante os cultos ortodoxos orientais semanais. Entre os destaques está o monumental Altar de Monopoli do século XV (Virgem e Criança com Santos, tais como Cristóvão, Agostinho, João Baptista, Estêvão, Nicolau e Sebastião), em exibição no museu pela primeira vez após um tratamento de conservação de três anos.

O Retrato Romano

Nesta galeria, os visitantes podem explorar os inícios do retrato na história da arte ocidental e o papel que este tem desempenhado na construção e manutenção da identidade - do passado ao presente. Mais do que meros registos de aparência, os retratos romanos são construções visuais, combinando semelhanças, carácter e estatuto social em imagens que são completamente humanas. Os 40 objectos em vista, incluindo representações de imperadores e indivíduos de todas as idades, ilustram o leque de aplicações do retrato romano - desde documentos históricos e propaganda até obras de arte utilizadas em espaços domésticos, funerários e cívicos.

 

A Arte Antiga Grega

A arte grega primitiva, datada do final do século X até ao século V a.C., é uma das principais artes da colecção do museu. Esta grande galeria com mais de 200 objectos introduz dois desenvolvimentos chave na arte Geométrica e Arcaica, novas formas de retratar o corpo humano e o nascimento da narrativa - explorando-os cronologicamente e demonstrando como as realizações do período Clássico se enraizaram nestes períodos anteriores e inovadores. Esta galeria destaca também a tensão entre as identidades visuais locais e regionais na arte grega durante este período e a integração de novas ideias e tecnologias adquiridas através do comércio e da colonização.

A galeria é realçada com um tecto aumentado, destacando deste modo a monumentalidade da arquitectura grega primitiva com a exibição de dois blocos de frisos originais do Templo de Atena do século VI em Assos, que retratam Herakles com centauros e esfinge. Este raro exemplo da arquitectura grega de um templo num museu de arte é acompanhado por uma reconstrução digital do sítio original, assim como um cenário projectado de filmagens recentemente gravadas por vídeos turcos do sítio arqueológico, em Assos.

A galeria estreia também o primeiro filme de animação do museu, “Como realizar o Vaso Ateniense”, produzido em parceria com Zedem Media, um estúdio de animação sediado em Chipre. O vídeo dá vida ao desenvolvimento da pintura a preto e a vermelho que pode ser vista no vaso raro do museu de Boston pelo pintor Andokides - um de apenas cerca de 55 objectos deste tipo no mundo para mostrar várias  técnicas.

Arte dos séculos XX e XXI

Esta galeria acolhe uma série de instalações rotativas que exploram a forma como os artistas dos séculos XX e XXI interagiam com a arte antiga. A instalação inaugural apresenta um grupo de cinco esculturas e uma pintura do abstracionista americano Cy Twombly (1928-2011), que se inspirou na cultura clássica. Esta galeria única por juntar uma colecção enciclopédica de arte antiga grega e romana com obras modernas e contemporâneas, convida os visitantes a considerar como os artistas utilizam objectos do passado para criar os seus próprios legados.

A primeira das rotações plurianuais apresenta as obras do mestre moderno Cy Twombly (1928-2011), um ex-aluno da Escola do Museum of Fine Arts, Boston, que se inspirou na arte antiga grega e romana, mitos e poesia.

O  Il Parnasso (1964), é uma importante pintura inicial do artista e um presente prometido ao Museu, é acompanhada por três bronzes e dois gessos originais cedidos a longo prazo pela Fundação Cy Twombly. As ligações de Twombly à arte do passado são mais exploradas numa próxima exposição organizada pelo Museum of Fine Arts, Boston e pelo J. Paul Getty Museum: “Cy Twombly: Making Past Present” estará patente no Getty Center de 2 de Agosto a 30 de Outubro de 2022 e no Museum of Fine Arts, Boston de 14 de Janeiro a 7 de Maio de 2023. A exposição é acompanhada por um catálogo ilustrado, disponível agora nas Publicações do MFA.

As renovações foram possíveis graças a uma comunidade de indivíduos, famílias e fundações, liderada por George D. e Margo Behrakis, Lizbeth e George Krupp, Richard e Nancy Lubin e um doador anónimo. 

 

As cinco novas galerias criam uma grande entrada para a colecção de arte grega e romana do Museu e um novo espaço para a colecção de arte bizantina. Estas galerias apresentam algumas das obras mais antigas da colecção do Museum of Fine Arts, no entanto contam novas histórias, reflectindo o nosso tempo através da arte do passado. Com espaços recentemente imaginados que incluem luz natural, exposições inovadoras, experiências interactivas, e evocações emersivas de um antigo templo grego e de uma igreja bizantina, visitantes de todas as idades podem aprender sobre os legados destas antigas culturas e compreender a sua relevância nos dias de hoje.

​Estas salas agora renovadas com um design arrojado a não perder, porque se nestes tempos inquietantes viajar ou visitar museus tem as suas restrições, vamos ter esperança, que talvez nos tempos mais próximos, possamos ter a sorte de lá irmos com mais facilidade. Até lá vamos preenchendo o nosso olhar com a beleza das obras expostas.

 

Theresa  Bêco de Lobo

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Galeria dos Deuses e Deusas para a Arte Grega e Romana no Museum of Fine Arts, Boston. Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria dos Deuses e Deusas para a Arte Grega e Romana no Museum of Fine Arts, Boston. Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria dos Deuses e Deusas para a Arte Grega e Romana no Museum of Fine Arts, Boston. Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria dos Deuses e Deusas para a Arte Grega e Romana no Museum of Fine Arts, Boston. Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria dos Deuses e Deusas para a Arte Grega e Romana no Museum of Fine Arts, Boston. Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Deuses e Deusas da arte grega e romana no Museum of Fine Arts, Boston. Com Peça de Arte: Estátua de Athena Parthenos, (a Deusa Virgem) Romana. Período Imperial, Século II ou III d.C. Mármore do Monte Pentelikon perto de Atenas. Classical Department Exchange Fund Galeria de George D. e Margo Behrakis. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Bizantina no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Bizantina no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Bizantina no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Bizantina no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria do Retrato Romano no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria do Retrato Romano no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria do Retrato Romano no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Antiga Grega no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Antiga Grega no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Antiga Grega no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte Antiga Grega no Museum of Fine Arts, Boston. Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

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Galeria de Arte dos Séculos XX e XXI, com Obras de Cy Twombly, no Museum of Fine Arts, Boston. Lubin Family Gallery Créditos da imagem: Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.