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A revista Life e o Poder da Fotografia

Queimador de chamas, Ann Zarik, 1943. impresso em cerca de 2000, Margaret Bourke-White (Americana, 1904-1971). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Margaret Bourke-White. © Colecção de Fotografias LIFE. Cortesia Princeton University Art Museum. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Sra. Nelson e os seus dois filhos fora da sua lavandaria que opera sem água corrente, 1936. Margaret Bourke-White (Americana, 1904-1971). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Margaret Bourke-White. © Colecção de Fotografias LIFE. Colecção Howard Greenberg Collection-Museum, adquirida com fundos doados pelo Phillip Leonian e Edith Rosenbaum Leonian Charitable Trust. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Invasão da Normandia no Dia D, Soldado que Avança pelo Terreno, 1944. Robert Capa (Americano, 1913-1954). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Robert Capa © International Center of Photography / Magnum Photos. Colecção Howard Greenberg Collection-Museum, adquirida com fundos doados pelo Phillip Leonian e Edith Rosenbaum Leonian Charitable Trust. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Na época da Inundação de Louisville, 1937. Margaret Bourke-White (Americana, 1904-1971). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Margaret Bourke-White. © Colecção de Fotografias LIFE. Colecção Howard Greenberg Collection-Museum, adquirida com fundos doados pelo Phillip Leonian e Edith Rosenbaum Leonian Charitable Trust. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Ficha de Contacto do Filme 3-D, 1952. Jay Eyerman (Americano, 1906-1985). Fotografia, impressão em gelatina de prata, folha de contacto Fotografia J.R. Eyerman. © LIFE Picture Collection. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

O público assiste a filmes com óculos 3D, 1952. J.R. Eyerman (Americano, 1906-1985). Fotografia, impressão em gelatina de prata, folha de contacto Fotografia J.R. Eyerman. © LIFE Picture Collection. Colecção Howard Greenberg Collection-Museum, adquirida com fundos doados pelo Phillip Leonian e Edith Rosenbaum Leonian Charitable Trust. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Barragem de Fort Peck, Montana, 1936. Margaret Bourke-White (Americana, 1904-1971). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Margaret Bourke-White. © Colecção de Fotografias LIFE. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Life, 23 de Novembro de 1936 (Fotografia da capa de Margaret Bourke-White), 1936. Life Magazine (1883-1972). Publicação periódica ilustrada. Fotografia: Life Magazine. © LIFE Picture Collection. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Limpador do Alto-Forno, Bernice Daunora, parte do Grupo de Topo da Carnegie-Illinois Steel Corp., usando aparelhos de protecção respiratória por vapores de gás em fuga, 1943. Margaret Bourke-White (Americana, 1904-1971) Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Margaret Bourke-White. © Colecção de Fotografias LIFE. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Jovem a Tocar Guitarra na prisão, Tule Lake Internment Camp, Newell, Califórnia, 1944. Carl Mydans (americano, 1907). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Carl Mydans. © LIFE Picture Collection. Colecção International Center of Photography, the LIFE Magazine Collection, 2005. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Folha de Contacto com Molduras do Célebre Conjunto do Fotógrafo Alfred Eisenstaedt, com a Imagem do Marinheiro que beija a Enfermeira e outras imagens das celebrações do Dia da Victória no Times Square, 1945. Alfred Eisenstaedt (Alemão 1898–1995). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Alfred Eisenstaedt. © LIFE Picture Collection. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

O Marinheiro a beijar a Enfermeira no Dia da Victória no Times Square, 1945. Alfred Eisenstaedt (Alemão 1898–1995). Fotografia, impressão em gelatina de prata Fotografia: Alfred Eisenstaedt. © LIFE Picture Collection. Colecção Alan and Susan Solomont Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

Imagem estroboscópica do ginasta campeão intercolegial Newt Loken fazendo saltos no chão, 1942. Gjon Mili (Americano, 1904–1984). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Gjon Mili. © LIFE Picture Collection. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

Red Jackson, Harlem, New York, 1948 Gordon Parks (Americano, 1912–2006) Fotografia, impressão em gelatina de prata. Fotografia: Gordon Parks. Courtesy of and copyright The Gordon Parks Foundation. Colecção Princeton University Art Museum Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

(p. 96-97) [Artigo Harlem Gang Leader], 1948 Life Magazine (1883-1972) Periódico ilustrado. Da Revista LIFE, 1 de Novembro de 1948, páginas 96-97. Fotografia Gordon Parks. Créditos do Texto© 1948 LIFE Picture Collection. Cortesia e copyright The Gordon Parks Foundation. Colecção Princeton University Art Museum. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Luz laser vermelha focada através de uma lente, que faz um furo de ponta através de uma lâmina de barbear num milésimo de segundo, 1962. Fritz Goro (Alemão, 1901 - 1986). Fotografia, transparência a cores. Fotografia de Fritz Goro. © LIFE Picture Collection. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Vintage NASA Fotografia da Apollo 11 a Aterrar na Lua, 1969. National Aeronautics and Space Administration (NASA) Fotografia, impressão digital tipo C ou cromogênica. Colecção Abbott Lawrence Fund. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston

Sem título (Peiping), 1948. Henri Cartier-Bresson (Francês, 1908-2004). Fotografia, impressão em gelatina de prata. Henri Cartier-Bresson © Fondation Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos. Colecção de imagens da Life. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

Gang Leader, 2022. Alexandra Bell, (Americana, 1983) Serigrafia, colada em papel e impressão de pigmento de arquivo sobre papel. Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston Cortesia da Artista.

Life Magazine, Abril 19, 1968, 1995. Alfredo Jaar,(Chileno,1956). Conjunto de três impressões pigmentadas em papel Innova. Créditos da imagem: © Alfredo Jaar. Cortesia Alfredo Jaar and Galerie Lelong & Co., New York. Cortesia Museum of Fine Arts, Boston.

A maioria das fotografias impressas e apresentadas nos Estados Unidos da América no período desde a Grande Depressão até à Guerra do Vietname, apareceram nas páginas de revistas ilustradas. Entre elas, a Life, publicada semanalmente de 1936 a 1972, a qual era ao mesmo tempo extraordinariamente popular e visualmente revolucionária. As estimativas para o número de pessoas que partilharam cada exemplar da Life em espaços como salas de espera e escritórios - sugerem que a revista pode ter chegado regularmente a cerca de uma em cada quatro pessoas no país. Os fotógrafos que trabalharam para a Life testemunharam alguns dos momentos mais marcantes do século XX - e o uso da fotografia pela revista moldou a forma como muitos americanos experimentaram, perceberam e recordaram estes eventos.

A exposição “A revista Life e o Poder da Fotagrafia” foi Co-organizada pelo Museum of Fine Arts, Boston, e pela Princeton University Art Museum, oferecendo um olhar revelador sobre os processos de colaboração por detrás de muitas das imagens e ensaios fotográficos mais reconhecidos, amados e controversos da publicação.

A mostra reúne mais de 180 objectos, incluindo impressões originais da imprensa, folhas de contacto, guiões de filmagem, memorandos internos e layouts mostrando assim o acesso sem precedentes aos arquivos de imagens e textos da Life. Adicionados ao evento para a sua apresentação no Museum of Fine Arts, a mostra incorpora também trabalhos dos artistas contemporâneos, como Alexandra Bell, Alfredo Jaar e Julia Wachtel, onde destacam as suas reflexões críticas sobre o fotojornalismo e a política das imagens, que enquadravam conversas urgentes sobre preconceitos implícitos nos meios de comunicação social contemporâneos.

O evento está em exibição até 16 de Janeiro de 2023 na Galeria Ann e Graham Gund do Museum of Fine Arts of Boston.

Acerca deste acontecimento, Matthew Teitelbaum, director do Museu de Boston, disse o seguinte: "Esta grande exposição é um convite para os nossos visitantes admirarem uma época em que as fotografias começaram a influenciar eventos e narrativas mundiais - e como continuam a fazê-lo actualmente. O uso pioneiro da fotografia na vida moldou importantes diálogos do século XX nos Estados Unidos da América em torno da guerra, raça, tecnologia, arte e identidade nacional. Através de uma generosa colaboração com a Princeton University Art Museum, estamos a explorar este processo num contexto de uma forma mais crítica e complexa do que nunca, e num momento em que as tecnologias de distribuição têm evoluído".

A mostra foi da curadoria de Kristen Gresh, Estrellita e Yousuf Karsh Curador Sénior de Fotografias no Museum of Fine Arts; Katherine A. Bussard, Peter C. Bunnell Curador de Fotografia na Princeton University Art Museum; e Alissa Schapiro, curadora independente e candidata ao doutoramento em História da Arte na Universidade Northwestern. Em 2016, os curadores estiveram entre os primeiros a investigar profundamente na Time Inc. e na Records Archive, que foram recentemente disponibilizados na New-York Historical Society.

Em 2019, o Museum of Fine Arts e a Princeton University Art Museum tornaram-se os primeiros museus a ter acesso total à Colecção de Imagens da LIFE, o arquivo fotográfico da revista. (A exposição estreou em Princeton em Fevereiro de 2020, mas fechou após três semanas devido à pandemia da COVID-19).

A exposição e o livro que a acompanhava surgiram a partir destas inigualáveis oportunidades de investigação, que ajudaram a avançar com novas perspectivas académicas sobre o jornalismo pictórico da Life. O livro foi nomeado como o vencedor do Prémio Alfred H. Barr Jr. de 2021 para bolsas de estudo em museus.

"Estou encantado por estar a acrescentar três momentos contemporâneos à exposição em Boston. Através de obras poderosas e provocadoras de Alexandra Bell, Alfredo Jaar e Julia Wachtel, que interrogam os meios da comunicação social através da sua prática, os espectadores são convidados a reflectir sobre o consumo dos meios de comunicação social contemporâneos e sobre as nossas narrativas históricas herdadas", disse Gresh.

Visão geral da exposição

Entre os mais de 30 fotógrafos apresentados na mostra, como Margaret Bourke-White, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, Frank Dandridge, Alfred Eisenstaedt, Charles Moore, Gordon Parks e W. Eugene Smith. O evento também destaca as contribuições das mulheres para o sucesso da revista, como Bourke-White, cuja monumental imagem da barragem de Fort Peck agradou a primeira edição, assim como os editores de imagens, como Peggy Sargent e Natalie Kosek. A exposição salienta a fotografia da Life, através da visão do seu fundador, Henry R. Luce, com os seus pontos de vista, que influenciou as suas equipas editoriais e a demografia dos seus leitores, conseguiu promover uma perspectiva predominantemente branca e de classe média sobre política, vida quotidiana e cultura, mesmo ao documentar alguns exemplos do país com racismo e xenofobia.

A mostra faz questão de traçar a abordagem complexa, e por vezes contraditória, da Life a tais histórias através da inclusão de obras de fotógrafos de diferentes origens e perspectivas que captaram imagens difíceis de discriminação étnica e violência racial, desde o Holocausto à violência supremacia branca dos Anos 60.

A exposição está dividida em três secções históricas, intercaladas com momentos contemporâneos emersivos.

A primeira secção, " Obter a Imagem", centra-se na criação das fotografias Life, explorando múltiplos factores tais como os detalhes do trabalho e as próprias decisões do fotógrafo sobre a melhor forma de captar as imagens necessárias para construir uma história. Assim que um fotógrafo completou um trabalho, os seus rolos de filme e notas não revelados foram enviados para os escritórios da Life, onde as equipas editoriais seleccionaram imagens e determinaram como adaptá-las para a página impressa. A segunda secção, "Elaboração de Histórias Fotográficas", examina a realização de um ensaio fotográfico, um formato com visuais deslumbrantes e um texto mínimo que a Life afirmou ter inventado. O complexo processo envolveu editores de fotografia, directores de arte, artistas de “layout”, escritores, investigadores e verificadores de factos na construção de cada página. A terceira secção, " O Impacto Fotográfico da Life", considera o poder e o alcance da revista, cuja circulação atingiu um pico de 8,5 milhões em 1969. Aqui, a exposição explora não só as respostas dos leitores - que escreveram cartas ao editor e até ofereceram assistência a indivíduos perfilados na revista - mas também como a Life perpetuou a sua própria influência ao arquivar as suas fotografias e ao utilizar a sofisticação técnica e o conhecimento dos negócios para ultrapassar os seus concorrentes.

As obras contemporâneas de Alfredo Jaar (Santiago, Chile, 1956), Alexandra Bell (1983) e Julia Wachtel (1956) aparecem em momentos emersivos instalados entre as três secções históricas. Jaar questiona a ética da representação e a política das imagens nas suas fotografias, instalações, filmes e novas obras mediáticas.

A exposição apresenta Real Pictures (1995) do seu Projecto de Ruanda e a estreia nos Estados Unidos da America da sua instalação multimédia “The Silence of Nduwayezu” (1997) da mesma série. Inclui também o triptico Life Magazine, 19 de Abril de 1968 (1995), no qual se manipula a fotografia icónica da revista do cortejo fúnebre do Dr. Martin Luther King Jr. para apontar o número desproporcionado de negros que se lamentavam em relação aos brancos. Da mesma forma, obras da série Bell's Counter-narratives (2017/18) destacam preconceitos raciais em páginas anotadas do The New York Times. Finalmente, num trabalho recentemente encomendado, onde Wachtel responde directamente a fotografias da Life e envolve-se num discurso crítico profundo sobre cultura e política popular, assim como consumo dos meios de comunicação social.

Estas são, em qualquer caso, o tipo de grandes questões provocadas por esta publicação fascinante, que também nos pode levar a medir a distância entre o fim da Life, que deixou de se publicar há 50 anos (ultrapassado pela televisão e por programas noticiosos em formato de "revista" como "60 Minutos").

A exposição convida os espectadores a reconsiderar algumas das imagens mais populares e revolucionárias que a LIFE publicou nas suas edições semanais de 1936 a 1972. Estas fotografias enquadraram uma grande parte do reconhecimento da política e cultura internacional da América ao longo de grande parte do século XX.

Na mostra, os arranjos de foto-ensaio da LIFE são examinados criticamente da perspectiva de uma nova era sócio-política, oferecendo uma visão sem precedentes sobre os perigos distintos dos meios de comunicação contemporâneos e a complexidade da sua construção. Os arranjos revelam os fundamentos invisíveis das poderosas narrativas formadas pela revista, ilustrando como a fotografia influencia significativamente a discussão política pública, e expõe os papéis das estruturas hierárquicas raciais e de género no seio da indústria dos media americanos.

 

Theresa Bêco de Lobo

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