Amarelo - Luz e Juventude

Em dois continentes

 

A Moda do vestuário é uma gigantesca caixa de surpresas que segue o ritmo do Planeta em que vivemos, quer seja para quem habita na Europa quer nos E.U.A. A prova desta afirmação está à vista nos modelos que apresentamos captados nos desfiles de Milão e de Nova Iorque.

 

Uma cor que ontem era considerada de mau gosto, pode ser amanhã um sinónimo de grande moda. Falamos do amarelo, que na antiga China era uma cor exclusivamente usada pelo Imperador, imposição que sai reforçada através dos “Comentários” de Afonso de Albuquerque onde se lê: “ninguém pode vestir de amarelo, sob pena de morte, senão o rei da terra”; e ainda a ordenação saída do Concílio de Latrão (1215) que obrigou todos os judeus a usarem uma rodela pequena sobre os seus trajes.

 

Sempre que escrevemos sobre amarelo, acode-nos à ideia o conceito popular que diz: “senão houvesse ruim gosto não se usava amarelo”.

 

Mas… a graça toda, é que desde os Anos 60  o amarelo, talvez pela luz que emite e pelo jovialidade que oferece, entra e sai na moda numa constante roda-viva.

 

Actualmente, já não existem dificuldades para obter os amarelos de Verona, Cassel, Nápoles, Steinbuhl, de Colónia ou de Turner porque os corantes artificiais se encarregaram de conferir aos tecidos a cor do ouro e do Sol.

 

A tinturaria e a estampagem dos têxteis dispensam a curcuma e o açafrão.

 

Totalmente indiferente às teorias sobre os efeitos do amarelo em matéria de espiritualidade, esta cor é uma proposta que continua a estar presente há algumas décadas, umas vezes com mais profusão, outras menos, mas sempre em modelos que se usam de manhã e à noite, talvez, inconscientemente, na busca de uma vida melhor. Chama-se a isto a sublimação estética do “elemento” esperança?

 

Catarina Bacelar

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